terça-feira, 12 de outubro de 2010

Poluição

 Alunos : Arivânia, Carine, Ellen, Naara e Tamiles
Profº : Cristina

Relembrando
O ar é um recurso natural da Terra, constituindo uma fina camada denominada atmosfera terrestre. Esta camada fica em contato com a superfície da Terra. Aqui, bem próximo de nós, esta camada recebe o nome de troposfera que tem uma espessura entre 8 e 16 km. Devido aos fatores naturais, tais como as erupções vulcânicas, o relevo, a vegetação, os oceanos, os rios e aos fatores humanos como as indústrias, as cidades, a agricultura e o próprio homem, o ar sofre, até uma altura de 3 km, influências nas suas características básicas.

Poluição atmosférica
O homem sempre poluiu a atmosfera, mesmo na história pré-industrial encontramos indícios de que havia poluição no ar das cidades da época. Porém, a taxa dessa poluição aumentou a partir do século XVIII, com a Revolução Industrial. A partir desse momento, marcante para o capitalismo, o homem teve que conviver com o ar poluído e os prejuízos causados pela excessiva emissão de poluentes na atmosfera.

Alagoinhas - Estação controle
Lamarão/Sítio - Estações localizadas no Pólo Petroquímico de Camaçari-Ba


Durante as pesquisas e analisando este gráfico, pudemos concluir que a cidade de Alagoinhas apresenta uma contribuição muito baixa para o aumento dos poluentes na atmosfera. O ar da nossa cidade é relativamente limpo, o que faz com que o governo não tenha tanta preocupação nessa área, apegando-se apenas a assuntos mais urgentes como a recuperação das águas dos rios da região. Outro fator que influencia na não atenção à qualidade do ar é a falta de profissionais da área e dos equipamentos necessários, que são muito caros.
 Apesar de as fábricas existentes na cidade, o que mais polui o nosso ar são os automóveis que a cada dia aumentam em número, uma vez que tais fábricas não fazem queima de combustíveis fósseis intensamente. Precisamos estar atentos a isso, pois o ar é essencial à existência dos seres vivos e precisamos de qualidade naquilo que estamos recebendo, pois o que está em risco, acima de tudo, é a saúde da população.

Fique sabendo:
Durante muitas décadas, as autoridades não atentaram para esse assunto e como resultado, é quase impossível encontrar um lugar não poluído no nosso planeta. A poluição é fruto do desenvolvimento, da aplicação de técnicas modernas, que são coisas boas para o homem, mas ao mesmo tempo prejudiciais, à medida que afeta o ambiente em que vivemos. Mas o que gera a poluição?

1-       as indústrias, que em algumas regiões já tem provocado a diminuição da transparência do ar;
2-      o aumento do número de aviões supersônicos que, por voarem em grandes altitudes, alteram a camada de ozônio;
3-      os desmatamentos, que diminuindo as áreas verdes causam uma diminuição na produção de oxigênio;
4-      as explosões atômicas experimentais, que liberam na atmosfera grande quantidade de gases, de resíduos sólidos e de energia;
5-      os automóveis e indústrias, que consomem oxigênio e liberam grandes quantidades de monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO2).

Todos estes fatores, quando associados, colocam em risco o equilíbrio total do planeta, podendo provocar entre outros fenômenos, o chamado efeito estufa, que pode provocar um sério aumento da temperatura da terra, o que levará a graves conseqüências.
Além do Efeito Estufa, a poluição do ar tem afetado a saúde das pessoas, pois aspirar monóxido de carbono causa tonturas, vertigens e pode até matar por asfixia, o dióxido de carbono causa dores de garganta, tosse, asma, enfisema e alergias, e o contato com o chumbo pode afetar o sistema nervoso, renal, circulatório e reprodutor. A poluição torna o organismo vulnerável a resfriados e doenças alérgicas de todo o tipo. Ardência nos olhos, náuseas e dificuldade de respirar podem ser sinais de que o ar está poluído demais. A emissão destes poluentes relaciona-se ainda com a redução da camada de ozônio, e com a chuva ácida, todos eles motivo das piores dores de cabeça de todos os ambientalistas do planeta.

A onda agora é a Pegada Verde, venha você também fazer parte dessa campanha!

A pegada verde consiste em diminuir o aumento da quantidade de dióxido de carbono na atmosfera que causa o efeito de estufa, e leva à importante mudanças no clima da Terra. Usar transportes públicos em vez de carros melhoraria a situação. Muitos carros usam gasolina sem chumbo, mas isso ainda prejudica o ambiente. Alguns "Dias Verdes" em que ninguém pagasse o bilhete do transporte público seria o melhor modo para as pessoas se habituarem a viajar por transporte público. As pessoas podem também evitar fumar, pois o fumo do cigarro não é apenas prejudicial à saúde, mas também ao ar. Também podemos reduzir a poluição da fábricas, instalando filtros protetores. Usar fontes de energia alternativa (vento, sol, água) ajudaria a preservar o nosso país. Aparentemente, estamos nos dirigindo a um desastre ecológico. O vasto alcance das fontes de emissão exige que as ações de combate à poluição tenham importância a nível local, nacional e internacional.
 
Fontes:
- Jornal do Meio Ambiente
- Porta ADM
- Wikipédia
- CEDEA Alagoinhas
Adaptações do grupo

Nenhum comentário:

Postar um comentário